DICAS | Insônia, técnicas que ajudam a dormir melhor


Dormir é uma das coisas mais gostosas que existe. Ainda mais aquele sono profundo, revitalizador.

Muita, muita gente não sabe o que é isso.


Embora o ato de dormir faça parte da nossa naturalidade e do nosso metabolismo, em tempos de "Time is Money", ele anda sendo rechaçado, até por aqueles que se dizem fãs de uma boa soneca.

Recebo queixa de muitas pessoas que reclamam de insônia ou da má qualidade do sono. Atribuem esse “mal” a alimentação noturna, ao travesseiro, aos problemas e muitos etcs.


Há várias possibilidades para sua insônia, mas o auto conhecimento sempre pode te dar uma ajudinha.

Cuidado com a Masturbação Mental

Quando temos um problema ficamos como tarados mentais revivendo, recalculando, contando possibilidades, viabilidades, fazendo uma busca incessante de soluções.


Essa mentalização dos problemas coloca nosso corpo num estado diário de luta e fuga, de adrenalina. Você passa o dia adrenalinado, sai do trabalho adrenalinado, chega em casa pirando nos projetos, nas contas, nas tretas, nas possibilidades ou nos problemas, ou melhor, ainda adrenalinado.


Seu corpo está ainda em posição de ataque e cheio de pressão para partir para cima. Embora demonstre cansaço, a pressão interna continua grande, como você deseja que ele entenda que é hora de dormir?


Eu sei que é difícil, você está preocupado e quer resolver aquele problema, mas acredite, pensar a noite toda sobre ele vai te deixar exausto e ainda mais incapaz de conseguir clareza para encontrar a solução.

O sono é o contrário da vigília e tão importante quanto ela. Uma simples questão de polaridade, qualidade essa que está em todas as coisas.


É durante o sono que diversos hormônios são liberados e que somos transportados para a Dimensão dos Sonhos, que não por um acaso são mais que necessários, pois seria insano viver 24 horas nessa “realidade” dura e difícil que criamos. O sono nos dá o alívio e a possibilidade de nos refazer para continuar a jornada.


Não sabemos quando parar. Não desenvolvemos a noção de respeito ao nosso corpo e aos nossos ciclos. O sono é um ciclo dentro de muitos ciclos que vivemos. Necessário e insubstituível.


É muito difícil as pessoas entenderem que é preciso “parar para continuar”, continuar com qualidade, com clareza.


Precisamos do sono, da inércia, do não fazer nada para que o lodo das nossas confusões mentais possam baixar e com isso, obtermos clareza, direcionamento e também sentir todo nosso universo interno que passa desapercebido por trás dos pensamentos estressantemente repetitivos.


Entenda seu Corpo

Entenda algo simples: quando chega em casa você tem o corpo, a mente e as emoções cheios de estímulos do dia que passou, aprenda a descarregar tudo isso antes de dormir. Fazendo isso, além de ter um sono gostoso e profundo, você acordará realmente revitalizado, que é o ideal.


É muito comum chegar em casa e de tão cansado tomar um um banho, comer e se jogar na cama, não é? O que acontece é que ao deitar dessa forma, você leva boa parte do tempo de sono para relaxar o corpo. É muito comum pessoas que tem o hábito de deitar assim, terem espasmos dormindo, fazerem bruxismo ou acordarem com dores no pescoço e no corpo.


É claro! Você foi dormir tenso e mesmo dormindo seu corpo continua tenso. Um corpo tenso muitas horas na mesma posição tende a formar dores localizadas. Embora você esteja dormindo de forma profunda, seu corpo está cheio de estresse muscular, no mínimo.


O que fazer?

É preciso diminuir o ritmo, oferecer ao seu corpo formas de relaxamento e se possível se entregar totalmente à elas, sabendo e respeitando o SEU momento de parar. É preciso parar, sendo assim, nada de sentar para relaxar com telefone do lado, o mundo não vai deixar de funcionar se você se ausentar dele por uns minutinhos. E se parar, está dentro do ciclo natural de todas as coisas.

Respire


Você passou o dia inteiro fazendo meias respirações, usando menos de 30% da capacidade dos seus pulmões. A respiração quando feita de forma suave, concentrada e profunda durante alguns minutos, diminui totalmente nosso ritmo. Ela está associada a todos os nossos processos mentais e emocionais, respirar profundamente vitaliza nosso corpo energético, traz um relaxamento de dentro para fora, oxigena o corpo, o cérebro e massageia os órgãos internos, além de liberar as emoções retidas durante o dia.

Modo de Fazer: Sente confortavelmente de forma que nada lhe incomode. Inspire profundamente, devagar, levando no mínimo 7 segundos para encher totalmente seu pulmão. Encha ao máximo. Encha mais e mais um pouquinho. Prenda a respiração com todo esse ar dentro de você, por uns 4 segundos. Depois, comece a esvaziar devagar, levando também no mínimo, 7 segundos para esvaziar. Se você tiver uma boa consciência corporal, ao final da expiração, contraia a barriga para que saia todo o ar. Fique vazio por 4 segundos. Repita o processo por no mínimo 10 minutos ou até sentir seu corpo totalmente relaxado.

Meditação de Consciência Corporal

Uma das mais simples e inicialmente mais difíceis práticas.


Essa simples meditação que desenvolve a percepção e consciência corporal, tira o foco dos pensamentos repetitivos, desenvolve e auxilia a diminuir o nível de estresse muscular. Inicialmente pode ser difícil sentir certos locais que não estamos acostumados a perceber em nosso corpo, porém, com a prática, você irá perceber suas tensões no momento em que elas acontecerem e da mesma forma, poderá criar um relaxamento instantâneo.


Modo de Fazer: Deite de forma bem confortável, ajeite sua coluna e leve toda sua atenção para a sola dos seus pés, sinta o local, procure sentir se há alguma forma de tensão ou desconforto ao longo dos pés, inspire profundamente e ao expirar mande o comando de RELAXE para as solas dos pés. Faça o mesmo procedimento com cada parte do seu corpo: tornozelos, panturrilhas, coxas, órgãos sexuais, quadril, barriga, peito/seios, colo, pescoço, coluna (você pode dividir em partes também: cóccix, sacro, lombar, torácica e cervical), ombros, face, orelhas e couro cabeludo (Se quiser estenda para o órgãos internos).

Se sua concentração não for forte o bastante é possível que você saia da meditação e comece a pensar novamente na solução dos seus problemas. Sem estresse, lembrou, é só voltar para ela. É comum dormirmos no meio do processo quando ela é bem feita.

Higiene do Sono

Se a insônia é constante, seu corpo tem um padrão de funcionamento que te leva a mesma dificuldade de dormir, logo, você precisa ensiná lo a relaxar (não só o corpo, mas sua mente e emoções tb), diminuindo os estímulos.


Ao chegar em casa, diminua as luzes, coloque uma música suave que o relaxe, defina um horário para parar de interagir com os eletrônicos (celular, TV, tablet, notebook), pois eles são estimulantes por diversos fatores.


Técnicas Relaxantes

O que te relaxa?

Massagem, banho quente, escalda pés, aromaterapia.... Esses são as minhas técnicas de relaxamento e as suas?


Descubra o que relaxa e use até que consiga reprogramar seu corpo no modus relaxamento ao chegar em casa.


Espero que eu tenha te ajudado a se auto cuidar e conseguir um sono profundo e revitalizador.


Ah!!! Eu tenho alguns produtos da Linha Equilíbrio que podem se ajudar no seu ritual da Higiene do Sono:

- Spray Bons Sonhos

- Escalda Pés Equilíbrio

- Sinergia Calmaria (mista de óleos essenciais calmantes para ser usada no cordão Aromatizador Pessoal)


Você encontra todos eles na minha Loja Virtual.


Forte abraço!!!

Monik Ornellas


Bom Sono!

Monik Ornellas