METAFÍSICA | Bruxismo, Como Aliviar?

O bruxismo é o hábito de pressionar e ranger os dentes durante o sono, produzindo ou não sons. Presente em adultos e crianças, o distúrbio normalmente acompanha a pessoa por toda a vida, já que o sucesso do tratamento depende essencialmente da resolução de questões emocionais. "As causas do ato inconsciente de apertar os dentes normalmente estão relacionadas a fatores psicológicos, como tensão, raiva, agressão reprimida, ansiedade, medo e, com destaque, estresse, além do mau posicionamento dental", explica o dentista Sidnei Goldmann.
Reclamações como ouvir zumbidos, ter dores perto do ouvido, da nuca e dos ombros, sentir dificuldade para mastigar, bocejar e abrir a boca e perceber estalos na região do ouvido, ao forçar a abertura da boca, são os principais sintomas do bruxismo, também conhecido por movimento parafuncional. Dores de cabeça e mandibulares também são sinais do distúrbio." Fonte: Minha Vida
Também afeta o sono, pois muitos tem que usar placas para dormir.
Olá clientes e amigos!
Essa semana vou falar sobre Bruxismo. Num outro post sobre "tensões faciais" abordei o tema, porém hoje vamos falar sobre a percepção metafísica do Bruxismo.

Pelo menos 80% das pessoas que atendo tem algum tipo de tensão maxilar, porém, o problema está bem além da tensão facial. No tratamento do Bruxismo é necessário um trabalho manual de soltura da musculatura facial, do pescoço, nuca e das costas.
A configuração mental de quem tem bruxismo é de uma pessoa extremamente ansiosa e insegura, que reprime seus impulsos de ir atrás daquilo que deseja. Os maxilares nos falam da força interna animal que "abocanha" a presa, por isso, os dentes são a expressão da nossa agressividade.
Normalmente o tipo de falácia mental presa nessa região é a "não vou conseguir", "não sou capaz", "não mereço", "é muito difícil", "vai dar tudo errado", etc.
Ansiedade, expectativa e frustração.
Essa é a dinâmica compulsiva mental-emocional do Bruxismo.
A região da cabeça, pescoço, nuca e ombros é responsável pela nossa percepção pessoal da realidade, sobre nossa expressão, criatividade e a capacidade em realizar nossos sonhos mais coloridos e iluminados.
Quando uma pessoa sofre de bruxismo, essa região fica tão tensionada que começa a comprimir todos os nervos responsáveis pela visão, audição, pelo bom funcionamento dos braços e mãos entre tantos outros desequilíbrios.
A tensão mandibular faz com que todos os nossos sentidos - necessários para uma boa caçada -, fiquem alterados e comprometidos, pois não conseguimos:
Audição: ouvir a nós mesmos nem aos outros com clareza e auto percepção;
Visão: não conseguimos enxergar alvos reais e possíveis, pois falta auto percepção, logo, viabilizamos metas e objetivos ilusórios e absurdos;
Olfato: temos dificuldade de absorver e lidar com ideias próprias e externas;
Paladar: com isso, não sabemos separar o joio do trigo, nem selecionar o que é bom ou ruim para si mesmo.
Tato: não conseguimos alcançar/agarrar aquilo que desejamos na vida, pois nossos ombros, braços e mãos ficam carregados com peso desnecessário.
O que significa que: com todos esses sentidos de percepção da realidade prejudicados, nos faltará clareza e percepção aguçadas em relação à nós mesmos e àquilo que queremos, afetando a noção sobre nossa capacidade de ir atrás do que desejamos, logo, passamos a fazer coisas que não nos satisfazem, nos sobrecarregando mental e emocionalmente (ombros pesados, tendinite e bursite), minando o prazer de se expressar na vida, com isso, a energia do coração e pulmão também ficam comprometidas à longo prazo. Tudo está interligado.
Mas, porquê?
Temos um problema sério em lidar com a nossa Raiva e a Agressividade. Elas são vistas como más, como um comportamento feio e inadequado, com isso, rola uma auto repressão dos nossos impulsos primordiais. Isso porque, achamos que a raiva e consequentemente a agressividade vinda dela, se expressadas, serão canalizadas para algo ou alguém, e é esse o nó da questão.
O que não entendemos é que a Raiva (emoção) e a Agressividade (comportamento) são instintos vitais para nossa sobrevivência, para que possamos ir atrás dos nossos sonhos e defender com "unhas e dentes" o que é nosso (pontos de vista, ideias, projetos etc). Entende?
Defesa dos nossos pontos de vista. A raiva canalizada para alguém é um veneno para nosso sangue e um verdadeiro desperdício de energia, porém, o impulso criativo proporcionado pela raiva quando canalizada para um projeto ou ideia, transforma mundos!

A raiva e agressividade canalizadas para algo ou alguém nos transforma em vítima, já quando canalizamos para projetos, nos tornamos empreendedores vorazes, incansáveis e famintos de realização!
Os animais utilizam a raiva para se defender fisicamente sustentando sua sobrevivência, nós, temos outros níveis de suma importância para canalizar essa mesma energia.
EQUILIBRANDO:
Ao longo dessa semana irei passar várias dicas para o auto tratamento do Bruxismo, utilizando a Aromaterapia, a Reflexologia, o Shiatsu, entre outros. Acompanhe minhas páginas para ficar por dentro: Reflexologia Podal e Palmar | Aromas & Sinergias
EFT (Emotional Freedom Technique):
utilize a técnica para limpar os processos mentais e emocionais que te incapacitam a alcançar seus objetivos.
Produtos Aromas & Sinergias:
Utilize o Creme Alívio ou o Óleo de Massagem Revigorante para auxiliar no processo de massagem a seguir.
Terapia Corporal:
Busque uma terapia corporal que faça a manipulação local, ou melhor, que solte os pontos e músculos congestionados pela tensão maxilar. No que se refere a terapia, sempre prefiro que a pessoa faça àquela a qual se sente bem, mas, farei minha indicações, blz?
Reflexologia Facial - Trabalha os pontos reflexos de todo corpo na face e manipula pontos tensionados;
Shiatsu - Além de ser uma Medicina, ele manipula, solta e alonga todos os pontos congestionados e depois integra todo o corpo.
Massagens - ayurvédica, sueca, thailandesa, todas lhe proporcionarão benefícios e não esqueça de pedir ao profissional para manipular os maxilares.
Auto Massagem e Alongamento:
É de suma importância que você alongue e solte a região, não espere o marido ou a esposa, o filho ou a amiga para te massagear, caia dentro você mesmo e aprenda a se cuidar. Observe os pontos e músculos abaixo e massageie-os até sentir alívio, pelo menos os da face e ombros, costas já complica, né? Rs.


Solte também o pescoço:


Agora solte o meio das costas, a região escapular e se possível toda coluna na sequência:


E para qualquer dúvida, pergunta ou observação, faça contato comigo pelo Formulário de Contato do site da Aromas & Sinergias.
Cuide-se! Ame-se!
Um Forte Abraço!
Terapeuta corporal há mais de 21 anos.
Aromaterapeuta, Shiatsuterapeuta e Watsuterapeuta certificada.