TERAPIA | WATSU e seu fluxo de emoções...

Você conhece Watsu? Uma terapia linda e bem pouco conhecida.

Vou dar uma descrição do que é Watsu, porém, nenhuma palavra usada pode descrever a experiência de estar no colo de alguém, sendo embalado dentro de uma água quentinha.


Watsu é uma terapia desenvolvida e constantemente atualizada por Harold Dull, que nasceu da junção dos conceitos do Zen Shiatsu aplicados dentro d’água - “Wa” de água, em inglês water e “tsu” de shiatsu -, dessa forma, watsu é uma terapia que inclui respiração, pressão de pontos nos meridianos, alongamento e trações, tudo isso conjugado à numa dança sinérgica que acontece entre terapeuta, cliente e a água.


A água para uma sessão de Watsu é um componente especial, ela sempre tem que estar aproximada à temperatura corporal (34/36º), caso contrário, a sensação de relaxamento e acolhimento da sessão fica comprometida.


Watsu é tão bom para quem recebe como para quem ministra. Do ponto de vista de quem recebe é uma terapia que desmonta nossa necessidade de controle, que tira – literalmente – nossos pés do chão, e que nos leva à imersão em outro ambiente que só experimentamos lá quando estávamos no regaço do útero de nossa mãe. Dentro d’água é possível ouvir além dos próprios pensamentos, a batida compassada do próprio coração. E entre pensamentos e coração, o coração sempre ganha.


Do ponto de vista do terapeuta, ministrar watsu é se colocar à disposição de quem está em seus braços, é observar o fluxo da dança, respirar junto e se deixar levar pelos movimentos que nosso cliente precisa de acordo com o fluir do seu corpo em relação a água.


Watsu não é uma terapia mecânica, onde são aplicadas de forma metódica as técnicas aprendidas nos cursos de formação. Cada corpo é uma nova experiência, e nós como terapeutas nos colocamos à disposição da sua fluidez, e assim, criamos um fluxo.


Cada sessão de watsu é uma viagem de experiência única.


Benefícios do Watsu:

- Relaxamento profundo;

- Melhora do sono;

- Aumento da flexibilidade corporal;

- Diminuição das dores;

- Diminuição da ansiedade;

- Relatos de diminuição das dores emocionais;

- Melhora do metabolismo (digestão, sistema imunológico, circulatório e excretor);


Entre tantos outros relatos de clientes que se tratam com watsu por tempo prolongado.


Observação importante:

Procure sempre fazer watsu com um watsuterapeuta certificado. Pegue indicações e veja principalmente se ele dispõe de Certificação Waba (Wordwide Aquatic Body Assosciation | www.watsu.com)


Experimente e divulgue o Watsu para que cada vez mais pessoas possam fluir em suas águas internas.


Abraço!


Monik Ornellas

Watsuterapeuta Certificada


Artigo escrito e originalmente publicado no site Guia da Busca.